Aprender as técnicas de iniciação à pintura facial e modelagem de balões abre um novo mundo de fantásticas ideias para animar qualquer festa ou evento.

(clique para aumentar a imagem)

(clique para aumentar a imagem)
(clique para aumentar a imagem)
(clique para aumentar a imagem)
Na Associação de Amigos da Terceira Idade de Palmeira, (um dos lares no qual desenvolvemos as nossas actividades); é realizada uma feirinha anual que acontece por altura do Natal, nesta vendem-se alguns dos artigos que os idosos realizam ao longo do ano com o intuito de angariar fundos para compra de materiais, realização de passeios; e acima de tudo dar um objectivo para determinadas actividades. Nesta feira podemos encontrar peças feitas exclusivamente pelos idosos e adequados a todas as idades, gostos e feitios.
Decoramos a sala e o quarto com pétalas de rosas, velas, e tudo o necessário para proporcionar momentos românticos. Mais que uma simples decoração, preparámos um clima romântico.
A mesa de jantar ficou prontinha para deliciosos momentos românticos, à luz de velas e com um delicioso paté de atum e delícias do mar; uma cataplana de peixes e marisco verdadeiramente voluptuosa, bem regada por um rosé fresquinho!
Resumindo, o menu escolhido estava com ar delicioso; a sala ficou linda, o quarto muito convidativo e tudo prontinho para que tivessem uma deliciosa noite.
No post do dia 26 de Fevereiro (http://animaclubcrl.blogspot.com/2010_02_01_archive.html) foi referida a actividade de decoração de caixas com torcidos em jornal para os utentes portadores da doença de Alzheimer.
Com o passar das sessões surgiu a necessidade de encontrar novas técnicas e novos materiais para decorar caixas dando-lhes um aspecto mais Animado e diferente!
Pensamos então em novos materiais para a realização desta actividade, pois deste modo a actividade não se torna cansativa nem repetitiva e os utentes tem a oportunidade de conjugar cores e motivos, desta forma podemos observar se o utente distingue as cores com facilidade e associar a recordações e lembranças.
Tentamos encontrar materiais que fossem reconhecidos pelos nossos utentes. Sobreveio então a ideia de utilizarmos alimentos, como massa colorida, milho, café e arroz. Ao mesmo tempo que as caixas eram decoradas os nossos utentes reconheciam os alimentos estimulando a sua percepção cognitiva.
A decoração das caixas foi realizada com a finalidade de mimar as funcionárias da de uma das Instituições, pois em todas as sessões mostram interesse em saber quais as actividades que vão ser realizadas e sempre que a sua ajuda é necessária mostram-se disponíveis e prontas a ajudar em tudo.
Aproveito assim para deixar um muito obrigado ao pessoal auxiliar das Instituições com as quais trabalhamos, pois muitas vezes a sua ajuda é fundamental para a motivação dos idosos, a sua disponibilidade e empenho são notórias.
A todas um muito obrigada.
Para que possam ver o resultado final desta actividade publicamos em anexo fotografias desta actividade que os utentes tanto gostaram.
Como os nossos idosos são aventureiros e aceitam qualquer desafio nem hesitaram em pegar nos arcos e começaram a marchar. Entre música, cantares, risos e muito boa disposição nem demos conta o tempo passar e a hora de regressar chegou sem avisar.
Esta actividade teve como objectivos comemorar os Santos Populares, promover aos utentes um momento de convívio e interacção grupal. Esta foi uma actividade a que os utentes aderiram com bastante entusiasmo e ficou a promessa de esta ser repetida novamente.
Desde já aproveito para deixar o convite a todas as Instituições que estejam interessadas em usufruir de tardes fantásticas como esta na nossa companhia. Contamos convosco.
Para ver como a nossa tarde foi Animada aqui mostramos algumas imagens.