02/04/10

Desejos de uma PÁSCOA FELIZ!



Há muitos muitos anos,a celebração da páscoa era marcada com o fim do Inverno e o início da Primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente, nestas festividades os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus. É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças.Nas culturas pagãs, o ovo aporta-nos para a ideia de principio de vida. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre os amigos, na Primavera, como referência à renovação da vida.

Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante,daí os ovos tornaram-se sagrados.

Na Europa costumavam-se escrever mensagens e datas nos ovos e dá-los aos amigos; para celebrar a Páscoa, foi adoptado pelos cristãos, no século XVIII pintar ovos , a Igreja doava aos fiéis os ovos bentos, e estes pintavam-nos com cores primaveris.
A substituição dos ovos cozidos e pintados, por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma.

Outro dos símbolos da Páscoa é o girassol, planta que tem este nome por procurar sempre estar voltado para o Astro-Rei, invoca a conotação de procura da Luz que nos alenta para a Vida.
E porque toda esta simbologia, nos convida a um recomeço, á esperança de que o futuro nos sorri, desejámos a todos uma FELIZ PÁSCOA, com muitos ovos de chocolate, amêndoas e um imenso girassol sempre apontado para a luz...



Sem comentários:

Enviar um comentário