16/04/10

Artroses para que vos quero?!?!


“A artrose é uma doença degenerativa, caracterizada pela destruição da cartilagem articular e deformação das superfícies do osso de uma ou mais articulações que perde a sua regularidade e elasticidade. Pode produzir dor e limitação de movimento nas regiões afectadas.”

Instituto de ortopedia e prótese articular


Com o evoluir da doença grande parte da cartilagem pode desaparecer completamente. Numa fase mais avançada, os fragmentos da cartilagem ou do osso subjacente, podem soltar-se para o interior da articulação e limitar ou mesmo bloquear os seus movimentos. Estas alterações, que constituem uma importante causa de dor e incapacidade, podem ser adequadamente apoiadas e tratadas, quando a doença é detectada precocemente.

Tendo em conta que trabalhamos com idosos, verifica-se que de uma maneira geral, que há uma maior tendência do sexo feminino a desenvolver a artrose, e em profissões com exigências físicas específicas.
No caso de idosos cujo background profissional passou por executar tarefas na área da indústria têxtil, o membro mais afectado é norma geral o polegar; já na agricultura verifica-se que os utentes têm tendência a ganhar artroses na anca e no joelho, na área de construção civil apresentam artroses no joelho.

Para combater a artrose, melhorar a destreza motora, reduzir as dores (para quem já tem a doença) e melhorar a sua qualidade de vida, as animadoras da Animaclub deixam aqui alguns exercícios que podem realizar no seu dia-a-dia:

Espalmar a mão em cima de uma mesa, com os dedos esticados e bem abertos. Pode auxiliar com a outra mão, em especial no caso do dedo polegar.

Vá com a ponta do dedo polegar até à raiz do dedo mínimo e faça força contra ele. Conte até 10, e repita.

Coloque as pontas dos dedos esticados em cima da mesa e faça força até que as unhas fiquem um pouco brancas. Conte até 10 e repita.

Coloque as pontas do dedo polegar e indicador uma contra a outra e tente desenhar uma argola perfeita. Treine-se com o gargalo de uma garrafa. Faça força e conte até 10.

Sem comentários:

Enviar um comentário