26/04/10

A Magia das Linhas

O croché é uma arte muito antiga e muito valorizada por ser totalmente artesanal e cheia de criatividade. Com apenas uma agulha e linha ou lã, pode-se criar uma vasta gama de artigos decorativos ou de utilização pessoal.

“Pouco se conhece a origem do crochê, mas acredita-se que os primeiros trabalhos foram feitos com os dedos. Alguns teorizam que o crochê evoluiu de práticas tradicionais na Arábia, América do Sul ou China, mas não existe nenhuma evidência decisiva dessa técnica antes de sua popularidade na Europa durante o século 19. Os escritos mais velhos que se tem datam do ano de 1812 e a primeira receita de crochê publicada apareceu na revista holandesa "Penelope" em 1824.”
Fonte: Wikipedia

No decorrer deste mês os idosos puseram as mãos ao trabalho e demonstraram o seu talento.
Com uma simples agulha e lãs coloridas fizeram bolsas para telemóvel, cintos, carteirinhas e porta-moedas.

Enquanto realizavam a actividade relembravam-se dos momentos de mocidade. Segundo as utentes, o crochê era apenas feito por mulheres “finas” que ficavam em casa, enquanto os seus maridos iam trabalhar para o campo. Esses trabalhos feitos em crochê, malha ou ponto de cruz eram principalmente comprados pela classe média alta.

Esta é uma actividade simples de realizar, mas poucas idosas conhecem esta técnica, pois maior parte dos utentes trabalhavam na lavoura e não tinham tempo para se dedicarem a esta actividade.

Contudo, mesmo sendo poucas as utente que ainda exercem esta actividade, conseguem fazer grandes obras de arte como podemos ver nas imagens a baixo:

Sem comentários:

Enviar um comentário