08/04/10

Cheirinho a...

Para os nossos utentes uma das actividades mais importantes é a Animação lúdica pois através desta libertam os seus receios, há interacção grupal e acima de tudo divertem-se. Durante as actividades desta semana apresentámos um novo desafio, o ” Jogo dos Cheiros” os idosos aderiram com entusiasmo e mostraram vontade em realizá-lo.

Consiste na identificação de diferentes cheiros que são apresentados, o objectivo é divertir o grupo, ocupar o tempo, promover o convívio, em termos mais específicos as metas são: distinguir as diferentes especiarias, diferenciar cheiros e desenvolver os sentidos do olfacto associando estes estímulos às vivências de cada um.

Para a realização deste jogo foram usadas várias especiarias conhecidas e utilizadas na vida quotidiana como a canela, cravinho, alecrim, salsa, pimenta, noz-moscada, colorau; flores dos nossos jardins, assim como chá verde e camomila, tília, cidreira, etc.

Reunidas as especiarias e muito bem acondicionadas em frascos de vidro reutilizados de iogurtes, coube aos idosos testarem as capacidades olfactivas; as animadoras deram os frascos para cheirarem, questionavam sobre o que lhes recordava, e pediam para o descrever, até conseguirem identificar o ingrediente apresentado.

Esta nova actividade foi encarada com regozijo e empenho, o nível de adesão foi elevado pois é uma actividade executável não só pelos idosos autónomos como também por semi-autónomos e utentes portadores de doenças como Alzheimer ou outras deficiências.

Recentemente médicos ingleses descobriram que o cheiro de alguns produtos pode servir como um dos primeiros sinais para identificar doenças associadas à demência. Diagnosticar a doença no início de seu desenvolvimento pode ajudar no tratamento e na medicação das pessoas mais propensas a desenvolver Alzheimer. Por essa razão, o teste do cheiro faz parte do pacote de exames usado na identificação inicial Alzheimer.

Aqui deixamos algumas fotografias deste novo desafio.







Artigo de: Bruna Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário