26/04/10

Talento escondido

A cada sessão que passa surgem actividades que, mesmo não estando planificadas são sugeridas pelos nossos idosos, pois vão ao encontro dos seus gostos e das suas vontades.
Um exemplo destas actividades é a pintura de telas feita pelo Sr. Cristóvão, é uma pessoa com problemas a nível físico sobretudo nas mãos; mas isto não o impede de realizar esta actividade de que tanto gosta. Este utente possui uma vasta cultura a nível do conhecimento de locais, países, cidades, rios, monumentos entre muitas outras coisas, é muito perspicaz e interessado por tudo o que o rodeia.

As suas telas baseiam-se sobretudo em paisagens, casas, igrejas e recordações dos seus tempos de menino e jovem. Na realização desta actividade; não utiliza só a observação, mas também a sua imaginação, por vezes passa para a tela o que vai na sua cabeça, idealizando espaços verdes, casas, rios, entre outras paisagens.

Para que o Sr.Cristóvão possa realizar esta actividade, as Animadoras levam até si revistas com paisagens, livros e também o computador portátil para que este possa pesquisar imagens da terra que o viu crescer e a tornar-se homem (Angola). Os seus familiares também têm um papel importantíssimo na concretização das telas, pois ajudam na aquisição dos materiais, telas, tintas e pincéis, e sugerem temas para novos projectos.

A sua obra mais recente é a pintura de uma igreja em Luanda, igreja esta onde foi celebrado o seu casamento, no qual foi muito feliz e guarda bastantes recordações. Depois das obras-primas estarem concluídas oferece-as a quem acha que mais se identifica com a tela, ou a quem pedir com mais fervor!

As pinturas do Sr.Cristóvão já participaram inclusive num concurso (Jogos Florais) que teve lugar na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva situada na nossa cidade. A concurso foi um cubo gigante feito em esferovite e em cada face tinha a pintura de paisagens nas várias estações do ano.

Esta é uma actividade que vai ao encontro das necessidades deste idoso, porque deste modo ajuda-o a aumentar a sua destreza motora, a fomentar a criatividade e a desenvolver o gosto estético e opinião crítica. As actividades são pensadas e realizadas de acordo com as especificidades de cada utente, pois cada pessoa é diferente e têm gostos distintos.

Aqui deixamos algumas fotografias das obras-primas do Sr Cristóvão cujo nome artístico é Neco.


Artigo de Bruna Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário