13/04/10

Colorir a memória...

Devido ao acréscimo repentino de doentes de Alzheimer nos lares em que desenvolvemos as nossas actividades, os animadores da AnimaClub estão a promover a estimulação cognitiva para retardar o declínio das suas aptidões mentais através do desenvolvimento e concepção de novos jogos; assim como diversas actividades vocacionadas essencialmente para a especificidade deste grupo.

Aproveitando a criatividade dos nossos idosos criamos um jogo diferente, utilizando os cones das linhas de costura e rolos de papel higiénico.

Com muita cor e entusiasmo à mistura, os idosos puseram as mãos ao trabalho. Dividimos a actividade por duas equipas em que uma recortou em pequenas argolas os rolos de papel higiénico e, em seguida, coloriu-se com cores animadas; a outra equipa pintou doze cones com cores que correspondem à mesma cor das argolas.

No procedimento do jogo os idosos com Alzheimer só têm de distinguir as cores colocando o rolo dentro do cone da respectiva cor. Por exemplo, se a argola for azul o idoso terá de a colocar no cone de cor azul.

Com isto, os idosos estão a estimular as funções cognitivas, como a linguagem, raciocínio e a atenção, necessitam concentrarem-se para memorizar as cores e associar ao objecto igual. Este jogo permite criar outro tipo de dinâmicas; que iremos explorar ao longo das próximas sessões, como por exemplo pôr argolas de várias cores num cone e pedir para que os idosos reproduzam um igual.

Basta usar um pouco da nossa imaginação e ter em conta o objectivo particular da função que desejamos estimular. Com materiais relativamente acessíveis, com o apoio dos idosos mais autónomos e semi-autónomos, criam-se exercícios de estimulação cognitiva e uma panóplia de actividades diversificadas e abrangentes ao grupo completo.

É inexplicável o sentimento de satisfação que habita em nós no final de cada actividade quando um destes idosos prospera a nível cognitivo. Sentimos que a necessidade de reaprender, de lidar com este novo obstáculo por vezes tão difícil de encarar, e alcançar a tranquilidade e serenidade para continuar a viver com alegria não será assim tão inalcançável.

Alzheimer continua a ser uma aprendizagem contínua e um desafio diário para nós enquanto animadoras, é nestes pequenos momentos que nos enchemos de vontade para continuar a ANIMAR!

Sem comentários:

Enviar um comentário