01/02/10

Jogos lúdicos para Idosos

Entre as várias áreas da animação uma das componentes mais importantes, (no seu sentido mais lúdico) são os jogos. Um dos jogos mais apreciado pelos nossos idosos é o jogo de Bowling, ao qual chamam tradicionalmente “cantarinhas”.
Este é um dos jogos admirado pelos utentes pois proporciona-lhes momentos de diversão e interacção com os seus colegas.

Durante as actividades da semana passada propusemos esse mesmo jogo, os idosos aderiram mostrando muita vontade e interesse.
Estes, que normalmente gostam de estar sentados a realizar as actividades, puseram-se de pé a jogar, e até ajudaram a pôr os pinos no lugar para jogarem novamente.
Quando atiravam a bola para os pinos e estes caíam, abria-se um sorriso enorme nos seus rostos, uma expressão muito agradável de se ver, pois estavam a divertir-se e ao mesmo tempo a desenvolver a coordenação óculo - manual e a concentração. Assim com espírito de competição saudável entre eles, foi realizado um mini - torneio no qual os vencedores receberam entre aplausos muitos beijinhos.

As Cantarinhas são um dos jogos que normalmente realizamos e todos os idosos, quer autónomos, quer dependentes, têm facilidade em jogar, pois podem realizá-lo sentados ou de pé, independentemente das suas limitações físicas, porque este só requer o movimento do braço.

Este jogo não é só uma actividade lúdica, pode ser também uma actividade de expressão plástica, devido ao facto dos idosos poderem elaborar eles próprios o jogo utilizando materiais como: garrafas de plástico ou latas de bebidas para os pinos e bolas em pasta de papel ou então com meias antigas fazendo uma bola de trapilho.

Aqui ficam algumas fotos da realização do jogo do bowling:



17 comentários:

  1. Que boa ideia!

    Uma ideia simples, acessivel a todos mesmo os que têm limitações fisicas e pouco dispendiosa.
    Vou experimentar no lar onde trabalho!

    Obg

    Sofia

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia!Ainda bem que gostou espero que conheça as outras sugestões que temos neste nosso cantinho!!
    Geralmente são actividades acessiveis a qualquer idoso, e elaboradas com variados materiais (geralmente material que supostamente já não teria uso.)
    Obrigada pela visita volte sempre

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá sou a Joana e sou estagiária num Centro de Dia.
      Ando à procura de jogos relacionados com a Amizade.
      Será que tem algum jogo que podia partilhar comigo se faz favor (:

      Eliminar
  3. Chamo-me Laura, sou Educadora Social e comecei a trabalhar muito recentemente num Centro de Dia. Não podia deixar de dar os meus sinceros parabéns a todos os que actualizam o blog, e agradecer as grandes ideias que partilham com os demais! Criei hoje o jogo do bowlling, e tanto o momento da decoraçao das garrafas como o do jogo em si, fizeram sucesso juntos dos Senhores e Senhoras com quem trabalho.
    Cumps,
    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu incentivo, e ainda bem que os seus idosos gostaram de criar esta actividade.

      Eliminar
  4. Oi! sou Hellen,comecei a trabalhar a pouco tempo com idosos.sou agente comunitaria de saude e tecnica em enfermagem,onde moro cidade pequena do interior ,temos missa no primeiro sabado de cada mes,buscamos aqueles que naõ andam saõ cadeirante e outros.sou muito feliz de servir outras pessoas.

    ResponderEliminar
  5. OLA. SOU ESTAGIARIA NUM LAR DE DEPENDENTES E INFELIZMENTE OS UTENTES NAO TEM CAPACIDADES FISICAS NEM PSICOLOGICAS PARA UM JOGO SIMPLES E DIVERTIDO COMO ESTE. PROCURO OUTRO TIPO DE ACTIVIDADES PARA PODER TRABALHAR NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DELES.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde,

      Neste momento também estou a fazer um estágio profissional num lar de idosos dependentes e procuro actividades para esse tipo de publico.

      se me puder ajudar, agradecia.

      Obrigada

      Eliminar
  6. Muito Obrigada pelos comentários.
    Se houver sugestões de actividades diferentes podem partilhar! =)

    ResponderEliminar
  7. ola! eu sou animadora social, trabalho a 4 meses com idosos ainda n tenho muita experiencia. adorei o jogo. como sou inexperiente precisava de dicas e sugestoes de actividades. se puder ajudar, agradecia. obrigada. Ana Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Ana
      qto as ideias pode tirar algumas sugestoes aqui do blog, mais que isso posso dizer-lhe que tera primeiramente de entender a dinamica do seu grupo e de cada idoso em particular, sondar quais os gostos de cada uma!A partir dai é so ter um pouco de imaginaçao e pensar no que cada um gostaria de fazer.

      Eliminar
  8. estou a fazer um projecto de animação para uma aldeia rural, cujos habitantes são na sua maioria idosos, tenho algumas ideias, mas gostava de realizar alguns jogos com a população e gostava que me dessem algumas ideias.

    ResponderEliminar
  9. Para idosos pependentes, é importante movimentar os membros superiores e inferiores.
    DIZENDO A PESSOA VOU LEVANTAR O SEU BRAÇO DIREITO, PEPOIS O ESQUERDO, AGORA VOU LEVANTAR A SUA PERNA ESQUERDA, DEPOIS O DIREITO, É UM OTIMO EXERCICIO PARA PESSOAS DEPENDENTES, E É UMA BOA FORMA DE OS AJUDAR A MOVIMENTAR,

    ResponderEliminar
  10. Ola!
    O meu nome é Isabel sou Educadora Social e estou atualmente a trabalhar num lar de idosos.
    Quero antes de mais dar os parabens pelo blog ele é de grande ajuda principalmente pela partilha de conhecimentos.
    Vou levar a cabo atividade do bowling e depois direi como correu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Isabel, desde já o nosso obrigada pelas palavras simpáticas.
      ficamos a aguardar o feedback da sua actividade, tenho a certeza que correrá muito bem

      Eliminar
  11. Sempre estamos a procura de Jogos e atividades para nossos cuidadores utilizarem com os idosos atendidos. Legal!

    ResponderEliminar