19/07/10

Com os Idosos a fazer, as caixinhas vamos vender!


Na Associação de Amigos da Terceira Idade de Palmeira, (um dos lares no qual desenvolvemos as nossas actividades); é realizada uma feirinha anual que acontece por altura do Natal, nesta vendem-se alguns dos artigos que os idosos realizam ao longo do ano com o intuito de angariar fundos para compra de materiais, realização de passeios; e acima de tudo dar um objectivo para determinadas actividades. Nesta feira podemos encontrar peças feitas exclusivamente pelos idosos e adequados a todas as idades, gostos e feitios.

Este ano a nossa grande aposta foi trabalhar com tecidos e lãs coloridas. Juntámos o útil ao agradável e realizámos duas actividades em simultâneo.

Mais uma vez a AnimaClub pensou em actividades para todos os nossos idosos, inclusive os portadores da doença de Alzheimer, pois estes necessitam de mais actividades que estimulem a sua memória, e capacidades cognitivas

A primeira etapa é destinada aos idosos portadores da doença de Alzheimer, a estes coube a tarefa de separar todos os tecidos e lãs por cores, estimulando as áreas da Atenção, Linguagem e Gnoses (saber reconhecer). Os tecidos são todos misturados e colocados em cima da mesa, tendo os idosos que os separar por cores em caixas diferentes. Ao mesmo tempo a animadora vai fazendo perguntas, ou tecendo ela própria afirmações para que relacionem as cores e o tacto de cada tecido a sentimentos ou recordações. Com esta actividade a animadora faz espontaneamente um mini -teste mental ao doente, auferindo se este está a regredir ou a progredir.

A segunda etapa desta actividade foi elaborada pelos idosos mais autónomos, estes pegavam nas caixas já com os tecidos separados e cortavam-nos em pedacitos pequeninos. Os mais perfeccionistas colavam-nos nas caixas, que já continham uma imagem desenhada previamente pelas animadoras. Estas caixas serão maioritariamente dirigidas a crianças, devido aos seus desenhos infantis e cores garridas com que serão decoradas.
Esta actividade foi iniciada no decorrer da semana, por isso ainda não temos fotografias das nossas caixinhas. Mas prometemos dentro em breve mostrar os trabalhos dos nossos artistas.

Para já deixo-vos dois dos moldes que iremos utilizar:

1 comentário: