O nosso sonho animado!!
28/12/10
A Corridinha dos Lares!
No dia 24 de Dezembro, logo de manhãzinha as animadoras da Animaclub colocaram na cabeça um barrete de Mãe Natal e foram distribuir prendinhas de lar em lar.
Nem o frio nos fez parar… percorremos 4 lares, mas o mais gratificante foi ver a expressão de felicidade dos nossos idosos quando nos viram.
Entre muitos beijinhos e abraços misturados com grandes sorrisos distribuímos as nossas prendinhas.
As nossas prendas eram saquinhos de tecido pintados e continham rebuçados.
Esta foi uma actividade elaborada ao longo do mês de Outubro e Novembro pelos nossos idosos. Estes coseram os saquinhos e pintaram-nos. O Objectivo da actividade era relembrar as técnicas da costura, promover a criatividade, promover o gosto estético e desenvolver a técnica da pintura.
Bem, mas como uma imagem vale mais que mil palavras aqui deixo as nossas fotografias:
27/12/10
Se Não sabes o que comprar os nossos lares tens que visitar!
Estes artigos são expostos para venda no inicio do mês de Dezembro e mantêm-se até ao final do mesmo.
Espirito Natalicio nos lares!!
O Natal já passou mas os nossos utentes esforçaram-se e empenharam-se para que tudo estivesse decorado com um ar Natalício.
Nas janelas do lar colocamos as nossas árvores criativas realizadas com rolos de papel higiénico industrial, actividade já explicada no post do dia 24 de Novembro, intitulado por “Com o Natal a chegar os lares vamos Decorar! (http://animaclubcrl.blogspot.com/2010/11/com-o-natal-chegar-os-lares-vamos.html). Para dar um ar mais iluminado às mesmas janelas foram penduradas algumas cortinas de estrelinhas feitas também com rolos de papel higiénico.
Nos pinheiros de natal foram colocadas estrelinhas e pinheirinhos feitos com rolos de papel higiénico, mas desta vez, daqueles que usamos em nossa casa!!!
Para finalizar a decoração do pinheiro de Natal e para dar um ar mais Natalício os idosos colocaram laços com fitas de cetim, ficando assim:
Este ano utilizamos apenas, cones de linhas, tecidos, papel higiénico, tintas e cola quente.
Os artistas começaram por pintar os cones, escolheram as cores mas tendo em atenção as figuras do presépio.
Enquanto uns artistas coloriam os cones, os restantes faziam bolinhas com papel higiénico e embrulhavam em tecido branco para formar a cabeça das figuras.
Para a realização do Menino Jesus os idosos utilizaram um carrinho de linhas embrulhando-o num tecido branco dando-lhe o aspecto de bebe.
Os Reis foram realizados da mesma forma, diferenciando estes do restante presépio apenas com uma coroa feita com rolo de papel higiénico e pintada em dourado.
O painel da sala de convívio foi maioritariamente todo pintado numa folha de papel cenário. Os nossos artistas pintaram um monte com muitas árvores dando lhe um aspecto de inverno e de Noite de Natal, com um céu brilhante cheio de estrelas. No canto do placard colocamos o calendário anual onde estarão os aniversários de cada idoso e as datas comemorativas de cada mês.
Estas actividades tiveram como objectivo:
- Promover a diversão, o convívio e elevar a auto-estima;
- Proporcionar ao utente a possibilidade de se exprimir através das artes plásticas e dos trabalhos manuais;
- Aperfeiçoar o corte;
- Criar um ambiente Natalício e acolhedor na época de Natal
Aqui vos mostro um pouquinho da nossa decoração:
21/12/10
Um Natal Diferente... Um Sorriso para Toda a Gente...



20/12/10
Postal Animado!!!!! Boas Festas!!!

É tempo de recomeçar com a Animação e enfrentar com um sorriso o 2011 que se está a preparar...
Acompanhe-nos neste Renovar de Sentimentos... Desejos... Vontades... Objectivos...
Esta é a magia do recomeço de um novo ano... Animado 2011…
30/11/10
2010 - Ano Europeu do combate à Pobreza e Exclusão Social
"O Parlamento Europeu e o Conselho da União Europeia aprovaram em 22 de Outubro de 2008 a Decisão relativa à instituição de 2010 como Ano Europeu de Combate à Pobreza e à Exclusão Social.
O grande objectivo do Ano Europeu (AE) é reafirmar, dando sequência às decisões da agenda de Lisboa (em 2000), que o combate à pobreza e à exclusão social continua a ser um dos compromissos políticos chave da União Europeia (EU) e dos respectivos Estados-Membros.
O Relatório Conjunto sobre Protecção Social e Inclusão Social de 2008 sublinhou que 78 milhões de pessoas na União europeia vivem em risco de pobreza, 19 milhões das quais são crianças.
Assim, o AE é a ocasião para reafirmar que os actuais níveis de pobreza e de desigualdades são inaceitáveis e que o empenho da EU na solidariedade, na justiça social e no aumento da coesão, são os meios para conseguir um impacto decisivo no sentido da erradicação da pobreza e da promoção da igualdade de oportunidades. O AE é ainda ocasião para reafirmar a sensibilização das populações para os problemas da pobreza e a mobilização de todas as entidades e cidadãos interessados." (http://www.2010combateapobreza.pt/)
Aniversário E.LECLERC
Para quem não teve a oportunidade de a apreciar, ficam aqui algumas fotos...
Se for ainda mais curioso, visite-nos na nossa página do facebook. (http://www.facebook.com/photo.php?fbid=178638325485959&set=a.144406015575857.28146.100000193786970)
24/11/10
Com o Natal a Chegar os lares vamos decorar!
Os nossos idosos já começaram a pensar nisso desde Setembro, para que a decoração já esteja pronta no início de Dezembro.
A pensar no meio ambiente os utentes utilizaram materiais reutilizáveis tais como, rolos industriais de papel higiénico.
Para a realização da actividade foi necessário apenas tintas, pincéis e cola quente.
16/11/10
AnimaSénior na Biblioteca - Outubro
Têm sido experiências deliciosas, onde só quem trabalha com idosos consegue perceber que o sorriso vale mais que o resultado final... No entanto, conseguimos descobrir que para além de disponíveis são bastante criativos e engenhocas.
15/11/10
Para os Apaixonados realizamos lenços dos Namorados!
Desta vez, utilizamos uma das tradições Minhotas, mais concretamente de Vila Verde. Os nossos idosos criaram lenços dos namorados para todos os apaixonados ou amantes do artesanato Minhoto. E não só...
Devido à dificuldade de visão e de coordenação de movimentos, os lenços não foram bordados, mas sim desenhados e pintados.
Os utentes começaram por cortar tecido com 34 x 34 cm, depois fizeram uma pequena bainha à volta do tecido.
Após realizarem a bainha, os artistas em expressão plástica, desenharam com a ajuda de papel químico os desenhos alusivos aos lenços dos namorados. Depois foi só pintar ao gosto dos idosos.
Com esta actividade os idosos tiveram a oportunidade de desenvolver o seu gosto-estético, a criatividade e relembrar as suas tradições.
Os lenços dos namorados geralmente eram quadrados, com tecido de linho ou algodão, bordados ao gosto da bordadeira.
Em tempos passados, a rapariga quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado, depois oferecia o lenço ao namorado e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa.
Os lenços carregavam consigo, os sentimentos amorosos duma rapariga em idade de casar, revelados através de variados símbolos amorosos como a fidelidade, a dedicação, a amizade, etc.
Hoje em dia os lenços são utilizados apenas para decoração ou para lembrança de algum acontecimento.
Deixo-vos aqui a quadra mais dita pelos nossos idosos, não esquecendo os erros ortográficos, pois lembremo-nos que a maioria das bordadeiras não sabiam ler nem escrever, limitando-se a copiar as letras e palavras de marcadores já elaborados.
“Bai carta feliz buando
Nas asas dum passarinho
Cando bires o meu amor
Dále um abraço e um beijinho”
12/11/10
Os nossos serviços de Animação pretendem acabar com a Exclusão e Solidão!
O Natal é a época festiva em que mais gostamos de estar com as pessoas especiais. E porque sabemos que também é a época em que existe mais azáfama na escolha das prendas e na organização da festa de Natal, a ANIMACLUB disponibiliza um enorme leque de serviços com muita criatividade, magia, gargalhadas e prendas para o seu evento ser mais do que perfeito.
09/11/10
Passeios de Outono
Na passada Sexta-feira o tempo estava bastante agradável, aproveitamos aquele ar cheio de sol e decidimos trocar o nosso espaço habitual (a sala de actividades do lar) pelo jardim.
À chegada ao parque foi inevitável ver a expressão de alegria e prazer que os idosos mostraram, pois já se estavam a preparar para os dias pequenos e frios típicos desta época.
No jardim do parque realizamos inúmeras actividades, actividades essas que vão encontro das necessidades e gostos dos idosos.
Os que gostam de um bom desafio e de testar a atenção, realizaram o jogo das damas; os artistas, como nunca deixam de ser artistas, pintaram rolos de papel higiénico para a decoração de natal do lar; e aqueles que gostam de apreciar a natureza, deram uma caminhada pelo parque acompanhados pela animadora, "metendo" conversa com a pessoas que por lá passavam, brincando com os animais que veem ao nosso encontro...
Esta actividade tem como objectivo proporcionar aos utentes a possibilidade de contactarem com o espaço exterior, aproveitar o bom tempo, despertar sensações e acima de tudo melhorar o seu bem estar.
Aqui deixo as fotografias onde mostram as mais lindas cores de Outono e a agradável expressão dos nossos idosos.
30/10/10
Obras de arte recicladas
Neste lar é realizado pela altura do Natal uma feira com os artigos realizados pelos nossos idosos, onde são vendidos para angariar fundos para compra de materiais, realização de passeios e entre outros.
Ao longo do ano são realizadas actividades de expressão plástica onde os idosos podem realizar estes artigos para a venda. São criados objectos para todas as faixas e etárias, gostos e feitios.
Vou levantar um pouquinho do véu e vou vos desvendar um dos artigos para a feirinha.
Caixinhas e jarras decoradas com papel jornal, são um dos muitos artigos que teremos na feira anual do lar.
Para a realização destas foi necessário apenas, papel jornal, caixas de sapatos, cola branca, pincéis, tintas coloridas, empenho e um enorme gosto estético.
Para começar dividimos a actividade em etapas:
1º Os idosos começaram por cortar o jornal em pequenas tiras;
2º Torceram o jornal até ficar bem apertado;
3º Forraram as caixas de sapatos com folhas de jornal inteiras;
4º Colaram com cola branca os torcidos á volta da caixa, já forrada;
5º Com os torcidos decoraram a caixa ao seu gosto, realizando bolas, flores e expirais;
6º Pintaram as caixas;
Esta actividade foi dividida entre os idosos, consoante os seus gostos e as suas necessidades.
Os utentes que necessitam de exercitar os pulsos e os dedos das mãos realizaram os torcidos de jornal, aqueles que gostam de pequenas tarefas, forraram as caixas de sapatos, os mais criativos decoraram as caixas e os utentes com um gosto estético mais apurado pintaram-nas.
Aqui deixo fotografias dos nossos artigos:
27/10/10
Obras Primas acabadinhas de revelar!
Como foi dito no post do dia 29/09/10 titulado “As obras primas a todos vamos mostrar” (http://animaclubcrl.blogspot.com/2010/09/as-obras-primas-todos-vamos-mostrar.html) o Lar Miminho foi convidado a participar numa exposição no Hospital de São Marcos em Braga, com artigos realizados pelos idosos.
Mas houve um pequeno contratempo a exposição foi adiada para uma data incerta, mesmo assim os nosso idosos concluíram as actividades a tempo.
Apenas com telhas, telas, tintas, pincéis, esponjas, rolos de papel higiénico, cola quente e muita imaginação, os utentes fizeram coisas ricas em cor, realçando a criatividade que vem dentro deles.
Para verem que é verdade aqui mostro as fotografias da actividade:
Visitem :
22/10/10
ROMANTISMO NA TERCEIRA IDADE
Ela lembra: - QUANDO ERAMOS JOVENS, TU COSTUMAVAS SEGURAR A MINHA MÃO QUANDO ESTAVAMOS NA CAMA.
Ele hesita e depois de um breve momento ele estica o braço e segura a mão dela.
ELA NÃO SE DÁ POR SATISFEITA. - Quando eramos jovens tu costumavas ficar bem pertinho de mim. Uma hesitação mais prolongada e finalmente, resmungando um pouco, ele vira o corpo com dificuldade e aconchega-se perto dela da melhor maneira possível.
ELA AINDA INSATISFEITA: - Quando eramos jovens tu costumavas morder a minha orelha. ELE DÁ UM LONGO SUSPIRO E SAI DA CAMA.
Ela se sente ofendida e grita: - Aonde vais?!!! - BUSCAR A DENTADURA!!!
08/10/10
Vindimas e Desfolhadas – Tradições que perduram!
Através de inúmeras parcerias com instituições e particulares a AnimaClub proporciona aos idosos a oportunidade de reavivar estas tradições tão saudosas para eles.
A Primeira grande desfolhada realizada este ano foi na Freguesia de Esporões num campo vasto de milho, onde os utentes de S. Lázaro, Celeirós, Aveleda e Cabreiros divertiram-se entoado cânticos tradicionais, desfolhando as espigas de milho e mostrando-nos a sua sabedoria quanto a estas prazenteiras tradições.
Deixo um obrigado especial à D. Emília pela sua simpatia e pela sua grande generosidade por nos dispensar o seu campo para a realização desta actividade tão especial para nós e para os nossos idosos.
Depois da Desfolhada realizamos uma vindima na Quinta Pedagógica de Braga, os convidados VIP foram o Centro Social de S. Lázaro e a Associação Cultural e Recreativa de Cabreiros.
Antes de pôr as mãos ao trabalho os utentes do centro de dia de S. Lázaro e de Cabreiros fizeram uma rápida visita à quinta mostrando uma expressão de saudade e carinho ao ver os animais domésticos e os terrenos cultivados com tomates, nabos, couves entre outros. “Foram tempos de muito trabalho mas no campo divertíamo-nos e aprendíamos muito” – disse-nos o Sr. Eduardo.
Na vindima os utentes puderam reavivar as recordações do tempo de mocidade, promover o convívio, divulgar saberes e promover uma relação inter-geracional, pois não só estavam idosos como também estavam crianças de alguns infantários da cidade.
Ainda vão ser realizadas mais actividades tradicionais até ao final do mês de Outubro, desta feita no Mosteiro de Tibães.
Prometemos dar oportunidade aos nossos idosos de continuarem a fazer as coisas que mais gostam e que lhes fazem lembrar os bons tempos de mocidade.
29/09/10
As obras primas a todos vamos mostrar
A AnimaClub tem o prazer de vos informar que um dos lares com o qual trabalhamos, Lar Miminho, foi convidado a participar numa exposição que terá lugar no Hospital de São Marcos em Braga, a partir do dia 15 de Outubro, para participar na mostra cada instituição convidada terá de levar alguns dos trabalhos elaborados pelos utentes.
Para já não vamos divulgar quais os trabalhos que os nossos utentes irão apresentar na mostra, mas prometemos exibir algumas fotografias logo que a exposição comece, aproveitamos também para convidar todos vós a visitar esta mostra onde poderão descobrir grandes obras de arte e grandes talentos.
Apenas vou levantar uma pontinha do véu para despertar a vossa curiosidade. Os materiais que utilizamos para esta actividade foram; telhas, telas, tintas, pincéis, esponjas, rolos de papel higiénico, cola quente e muita imaginação. Conseguem adivinhar o que se pode fazer com estes materiais? Não? Então sigam as notícias do nosso blog ou visitem a exposição no Hospital de São Marcos em Braga.
Esta actividade tem como objectivos dar a conhecer o Lar e os seus talentos, promover o convívio, promover a criatividade e o espírito de grupo, desenvolver a destreza manual e aperfeiçoar técnicas de pintura e de recorte.
Contamos com a vossa presença Hospital de São Marcos, em breve daremos mais notícias sobre esta actividade.
27/09/10
Anedota que dá que pensar! Excesso de zelo ou preocupação justificada...
A velhinha foi para casa, pegou no gato e levou-o ao supermercado e eles então venderam a ração para gato.
No dia seguinte, a velhinha foi ao supermercado novamente e comprou 12 dos mais caros biscoitos para cão. A funcionária, novamente, pediu provas de que ela realmente tinha um cão, explicando que os idosos costumavam comer comida de cão. Frustada, ela foi para casa e voltou com seu cão.
No dia seguinte, a velhinha trouxe uma caixa com um buraco na tampa e pediu para a menina colocar o dedo no buraco. A funcionária da caixa disse:
A velhinha então sorriu de orelha a orelha:
21/09/10
Recordações de Outono
Durante uma sessão cujo tema foram a promoção de actividades promotoras de desenvolvimento pessoal e social, reunimos todas as fotografias que temos tirado ao longo das nossas sessões no Centro Social de S. Lázaro e sugerimos aos idosos que partilhassem connosco quadras do tempo da sua juventude.
E assim foi, uma desgarrada de quadras e rimas antigas, umas mais popularuchas outras mais brejeiras, umas dedicadas aos seus amores, outras ditas contras as mulheres, outras contra os homens e várias quadras para diferentes feitios e ocasiões, todas com infinita sabedoria e vontade de partilha.
Após tudo dito e redito, um dos idosos que antigamente era professor passou-as para um papel com letra bem arranjadinha e bem legível para depois estas serem afixadas.
Mas ainda não está tudo! Era preciso dar uma pequena aragem de Outono ao quadro das recordações, pois é a época que estamos mais próximos e a que mais precisa ser relembrada. Reunimos o material necessário: papel de jornal, cola branca, cartão, tintas, pincéis e tesouras.
Os idosos que necessitam de movimentar os pulsos e os dedos das mãos fizeram bolinhas em papel de jornal. Aqueles que mais gostam de recortar, cortaram o cartão com o molde de uvas (este molde foi previamente elaborado pelas animadoras). Aqueles que costumam e gostam de estar na sala de actividades colaram as bolinhas de papel de jornal no molde até fazer o efeito de uvas. Depois de tudo finalizado, colocamos papel cenário num quadro de cortiça com papel crepe verde a fazer de moldura.
Os idosos cortaram as fotografias com a nossa “tesoura divertida”, deixando-as com um aspecto engraçado de zig-zag. Depois de cortadas afixámo-las juntamente com as quadras e com as uvas.
O resultado final foi este:
15/09/10
O Outono a chegar novas ideias no ar.. Parte II
Apesar ser o mesmo tema, os resultados finais foram distintos, pois os utentes não são os mesmos, logo têm gostos diferentes, opiniões diversas e ritmos de trabalho diferentes.
Começo por mostrar o resultado final do painel do Lar dos Amigos da Terceira Idade de Palmeira, neste lar elaboramos dois painéis, um para a sala de convívio e outro para o refeitório;

No Centro Social e Paroquial de S. Lázaro fizemos apenas um painel para alegrar e dar cor aos dias dos nossos utentes quando estes estão na sala de convívio, passo então a partilhar convosco uma imagem do resultado final da execução deste painel;

Por último no nosso Lar mais pequenino: o Lar Miminho. Aqui fizemos também dois painéis para decorar o espaço da sala de convívio e a sala das refeições, pretendendo trazer uma lufada de ar fresco e cores quentes às paredes do Lar com paisagens rurais e motivos outonais.
Sendo assim passo a partilhar convosco as imagens destes painéis;
Foi uma actividade bastante apreciada pelos utentes, onde todos participaram, deram a sua contribuição nas várias fases da actividade e no final viram o seu trabalho afixado.
Como objectivos a nível do desenvolvimento físico e social temos: trabalhar a destreza manual, aperfeiçoar técnicas de pintura, desenvolver a coordenação de movimentos, assinalar a estação do ano que se aproxima, promover a interacção grupal e o convívio e também reutilizar materiais do nosso dia-a-dia.
Mais uma vez esperamos que tenham gostado desta nova ideia que partilhamos convosco e que vos seja útil, contamos também com a vossa colaboração para a descoberta de novas actividades.
07/09/10
As cores do Outono já chegaram aos lares!!
Para finalizar basta afixar os nossos cartõezinhos decorativos nas portas.
1ª Passo: Reunir o material necessário.
2ª Passo: Espalmar os rolos de papel higiénico.
3º Passo: Medir e marcar os Rolos.
4º Passo: Cortar os rolos.
5º Passo: Colar em forma de flor. (se optar por colar com cola branca, deve-se colocar molas ou clip's para prender e facilitar a colagem)

03/09/10
Pedido Especial...
02/09/10
Onde andamos no Verão!!!
Algumas fotos desses momentos ficam agora partilhadas...
31/08/10
Ao jogar as doenças vamos travar !!
O que são as doenças neuro-degenerativas e que funções afecta?
São doenças em que ocorre a destruição progressiva e irreversível dos neurónios, que são as células responsáveis pelas funções do sistema nervoso. Alguns exemplos destas doenças são Alzheimer, Parkinson, Amnésia e Depressão Nervosa. Quando tal acontece o utente perde as suas funções motoras, fisiológicas e cognitivas.
Como, cada vez mais e mais cedo nos deparamos com situações como esta no nosso dia-a-dia a Animaclub tentou arranjar forma de exercitar as funções afectadas por esta doença fazendo-a parecer um pequeno problema. Os técnicos da AnimaClub desenvolveram e criaram Jogos e dinâmicas a pensar especialmente nestes utentes, ao mesmo tempo que jogam e se divertem estão a estimular e a desenvolver as suas funções motoras, físicas e cognitivas.
Os jogos foram elaborados próprios idosos com materiais reutilizáveis.
Reunimos lona, jogas, patacas de madeira, cones das linhas, tintas, maços de tabaco, cartão, rolos de papel higiénico, muita animação e boa disposição. Depois de todos estes materiais estarem agrupados chegou a hora de deitar mãos á obra e começar a elaborar os jogos.
Para começar elaboramos o “Jogo dos cones”, para a realização deste precisamos de doze cones de linhas, rolos de papel higiénico industrial e tintas. A actividade foi dividida por dois grupos. O grupo mais autónomo recortou os rolos de papel em argolas e o grupo das belas-artes pintou os cones e as respectivas argolas com cores alegres, deixámos secar e está pronto. Um jogo simples e divertido de realizar que ajuda muito os nossos idosos.
A dinâmica deste jogo consiste em fazer corresponder a argola ao cone da mesma cor, se a argola for cor de laranja, esta terá de ser introduzida no cone cor de laranja. Sendo esta a mais simples das actividades a realizar existem muitas outras que podem ser executadas como por exemplo: misturar as argolas e os cones e pedir ao idoso para identificar as que não correspondem; identificar cores; conjugar cores claras com escuras, etc.
Esta actividade para os utentes com mais mobilidade tem como objectivos desenvolver a destreza manual, aperfeiçoar a técnica do corte e da pintura e desenvolver o gosto estético do idoso. Para os utentes portadores da doença de Alzheimer os objectivos são; estimular as funções cognitivas como a linguagem, o raciocínio e a atenção, distinguir as cores e desenvolver a coordenação de movimentos.
Um outro jogo fácil de realizar é o “Jogo das letras”, dirigido especialmente aos utentes alfabetizados, e até mesmo para aqueles que têm dificuldades na escrita.
O material utilizado para a confecção deste jogo: maços de tabaco, cartão, tesoura, tintas, letras do abecedário desenhadas ou impressas e cola quente. Para começar recortamos o cartão em 23 rectângulos, de seguida pintam-se os cartões de várias cores e espera-se até secarem. Depois de secos, embrulham-se os maços de tabaco nos rectângulos de cartão e de seguida são colados com cola quente. Após todos estarem embrulhados é tempo de colar cada letra no maço de tabaco até estarem as 23 letras completas.
A confecção deste jogo tem como objectivos, distinguir letras e formar palavras, manter viva a memória do idoso, desenvolver a destreza manual e cognitiva.
Este jogo tem como objectivo reconhecer as letras e formar palavras, manter a memória activa e desenvolver a capacidade mental.
Dois jogos já estão concluídos, mas ainda não ficamos por aqui.
Como terceiro jogo temos o “Jogo da Lona”, tal como o nome indica para a realização deste precisamos de uma lona, tintas, pincéis e jogas. Começamos por desenhar círculos de vários tamanhos espalhados pela lona, de seguida os utentes pintaram-nos de cores diferentes.
Enquanto a lona secava as animadoras propuseram aos utentes a pintura das jogas com as mesmas cores que pintaram os círculos. Espera-se um pouco para que seque e já está pronto para ser jogado.
Para jogar basta atirar a joga para o círculo da mesma cor. Por exemplo o utente tem uma joga verde na mão, tem de a atirar e acertar no circulo verde.
No reverso da lona podemos também criar outro jogo: os “Atira ao alvo”, em vez de círculos espalhados pela lona neste são desenhados círculos de diferentes tamanhos uns dentro dos outros, do maior para o mais pequeno, para criar o alvo.
Os idosos tiveram de pintar as patacas com as cores respectivas às que utilizaram no alvo.
O procedimento deste jogo é semelhante ao anterior. Ao utente cabe a tarefa de atirar a pataca para a respectiva cor, mas neste jogo já tem que coordenar a distinção de cores com a noção do espaço entre os círculos.
Os objectivos deste jogo são distinguir as cores, promover um momento de convívio e diversão, exercer a mente e coordenar os movimentos.
Aqui vos deixamos alguns exemplos de jogos que são essenciais para os idosos portadores da doença de Alzheimer, devido a existirem poucas actividades para este grupo de idosos, esperamos que vos sejam úteis e que vos ajudem no vosso dia-a-dia. Também aceitamos sugestões de novos jogos e novas actividades.
30/08/10
O Outono a chegar e... novas ideias no ar
Chegou a altura de pensarmos em novas ideias para a decoração do placard alusivo ao Outono, época que se aproxima, depois de várias ideias e sugestões chegamos a um consenso. Que tal fazer um placard com objectos conhecidos da maioria dos nossos utentes?
Desta forma decidimos elaborar um painel com um tractor, um espigueiro e algumas espigas, tentando assim recrear a vida rural da grande maioria dos nossos idosos. A ideia foi aprovada por todos, e de seguida posta em acção. Para isso necessitamos de tecidos, cola branca, rolos de papel higiénico, tesouras, papel de cenário, jornal, tintas pincéis, esferovite, criatividade, boa disposição e espírito de entreajuda.
Reunidos estes materiais começamos por desenhar um tractor numa placa de esferovite, enquanto isto os utentes recortaram tecidos de várias cores em pequenos quadrados que servirão mais tarde para colar no desenho do tractor.
Desenhado o tractor e os tecidos cortados, é o momento de dar cor ao nosso tractor, usando a técnica de patchwork, os utentes colam tecidos de várias cores na esferovite (usando por exemplo: tecidos pretos para as rodas, cinzento para o cano de escape e vermelho para o tractor). Enquanto alguns dos idosos realizaram esta actividade, um outro grupo espalmou e recortou os rolos de papel higiénico em pequenas argolas. Paralelamente um outro grupo dobrou folhas de jornal para com estas dar o efeito das tábuas do espigueiro, enquanto uns utentes fazem as tábuas os outros pintam-nas de castanho.
Novamente com a ajuda das animadoras é desenhado um espigueiro, de seguida os utentes colam o jornal no desenho do estábulo para dar o efeito de tábuas, depois de termos a parte de cima concluída é chegada a hora de fazer a parte de baixo do espigueiro, os idosos colam as argolas feitas de rolos de papel higiénico em fila na horizontal. De seguida pinta-se o papel de cenário ao gosto de cada um (podemos dar o efeito de terra pintando de castanho, podemos também desenhar um campo de milho), coloca-se o tractor e o espigueiro no papel de cenário e… já está, tarefa finalizada.
Os objectivos a nível de desenvolvimento físico e social deste painel são: trabalhar a destreza manual, aperfeiçoar técnicas de pintura, desenvolver a coordenação de movimentos, assinalar a estação do ano que se aproxima, promover a interacção grupal e o convívio.
Esta actividade ainda não está concluída mas logo que esteja finalizada e afixada partilhamos convosco as fotografias desta actividade. Esperamos que gostem das nossas ideias e que estas vos sejam úteis.
25/08/10
Prendas de Verão, feitas com muita Imaginção!
17/08/10
Agulhas, linhas e... Acção!!!
Já aqui falamos das feirinhas que preparámos em algumas das instituições com as quais trabalhamos. Os produtos finais são elaborados e confeccionados ao longo do ano pelos idosos sendo através das feirinhas que se angariam fundos para compra de novos materiais e apoio às despesas com saídas externas dos idosos.
Como as datas de realização se aproximam, não há tempo a perder, deitamos mãos á obra para produzir mais alguns artigos, o quanto antes.
No decorrer desta semana os nossos utentes dedicaram-se á costura e á confecção de artigos em malha.
Descobrimos o segredo muito bem guardado pela D. Custódia, que sabe coser tão bem como uma costureira profissional, e aproveitamos esta aptidão para fazer novos artigos. Cortamos tecidos para dar a forma de saquinhas e encher com areia ou arroz, para acabar um jogo que há muito precisava de ser refeito. Com tecidos maiores fizemos sacas de pão e lancheiras para as sandes, no final estas irão ser pitadas por uma utente com bastante habilidade para a pintura.
Alguns utentes mais habilidosos com as agulhas de malha fizeram cintos, chapéus, bolsinhas para guardar documentos, porta-moedas, bolsinhas para telemóveis entre outras.
Para a realização destas actividades precisamos de: lãs de várias cores, agulhas de malha, linhas, agulhas e tecidos de vários tamanhos, criatividade, vontade, boa-disposição e muita animação.
Tem vindo a ser uma actividade bastante apreciada pelos utentes, porque têm a oportunidade de partilhar com os restantes utentes e com as animadoras os seus saberes e truques, ao mesmo tempo têm a oportunidade de desenvolver a destreza manual, promover a criatividade, desenvolver o gosto estético e promover o convívio.
Temos o prazer de partilhar convosco algumas imagens das obras de arte feitas pelas nossas utentes, esperamos que gostem tanto como nós.
Com a pele cuidada a vida será mais Animada!
Como estamos no Verão a nossa pele está mais exposta a organismos indesejáveis, como o pólen, ar seco, raios ultravioleta fortes, picadas de insecto, entre outras.
A pele serve para proteger e regular a temperatura do corpo, impedindo que este perca líquidos e deixe passar microrganismos indesejáveis, além disso serve também para proteger o nosso organismo dos raios ultravioletas que hoje em dia são cada vez mais intensivos.
Ao envelhecermos a nossa pele perde defesas, causando mais doenças de pele, como por exemplo infecções, irritações, dermatite ou eczema, borbulhas, escamação, manchas, urticária, coceira, nódulos ou tumores.
Todas as faixas etárias têm que ter um cuidado especial com a pele, mas na terceira idade o idoso tem que ter um cuidado particular, pois a pele torna-se mais frágil e necessita de mais protecção.
Diariamente o idoso deve ter atenção com os produtos que usa, deve evitar pele seca tendo sempre o cuidado de hidratar a pele com um creme hidratante,” e ter um cuidado redobrado com incontinência urinária, pois o uso prolongado de fraldas e por muito tempo sem trocas, favorece o aparecimento de úlceras de pressão e outros problemas relativos ao contacto prolongado de problemas de pele”. (Rev. Bras. Geriatr. Gerontol. v.9 n.3 Rio de Janeiro 2006)
As doenças de pele não são só causadas por falta de cuidados de higiene ou hidratação mas também podem ser originadas por outras doenças como a insuficiência renal (devido ao aumento da uréia) a icterícia (doenças do fígado e da vesícula), anemia, diabetes e certos distúrbios da tiróide, pois estas doenças podem causar certas coceiras pelo corpo.
Os cuidados com a pele devem acontecer ao longo da vida e não somente na terceira idade. Previna-se das doenças de pele, tendo sempre o cuidado de a tratar bem, fazendo sempre uma higiene diária e sempre com cremes hidratantes, não se exponha demasiado ao sol, pois provoca secura, desidratação e envelhecimento de pele.
Fiquem atentos com os cuidados para com a pele, pois como diz o velho ditado é melhor prevenir do que remediar.
“ A sua Saúde também passa pela Pele!”
12/08/10
Rezar com devoção
Os nossos idosos apreciam actividades de cariz religioso, portanto sugerimos uma actividade que julgamos ser a ideal, a criação de um Terço, que será utilizado para a decoração do lar, pois irá ser colocado junto da imagem de Nossa Senhora do Sameiro e do quadro em mini patchwork de S. José, padroeiro da freguesia de S. José de S. Lázaro onde o Lar se situa, (post do dia 02/07) http://animaclubcrl.blogspot.com/2010/07/quadro-em-mini-patcwork.html.
Apresentámos a actividade e esta foi aceite de imediato, reunimos os materiais necessários para a realização da actividade: massa de moldar, tintas, pincéis, palitos e um novelo de lã ou fio norte. Depois estarem ao dispor dos utentes e explicadas as tarefas de cada um, chegou a altura de deitar mãos ao trabalho e iniciar a actividade.
Na primeira sessão o grupo moldou as 59 bolinhas que compõem o rosário em massa de moldar; ao mesmo tempo que as bolinhas são feitas, fura-se cada uma delas com um palito de forma a fazer um tubinho para passar o fio norte ou a lã. No final moldamos a cruz também em massa de moldar, e deixamos secar de uma sessão para a outra.
Na sessão seguinte os idosos pintaram 6 bolinhas de uma cor, 53 de outra, e a cruz de uma cor á escolha dos idosos, no final uniram todas as bolinhas já secas, passando o fio norte entre elas.
Pondo dez bolinhas de uma cor, de seguida uma de outra cor, até formarem cinco conjuntos de dez bolinhas e quatro de cor diferente, para finalizar são colocadas mais cinco bolinhas, uma de uma cor, de seguida mais três de cor diferente e mais uma da mesma cor que a primeira, colocamos a cruz e está o nosso terço formado.
Esta actividade agradou a todos os idosos, permitindo-lhes conceber uma peça bastante simbólica para todos; desenvolver o gosto estético, aperfeiçoar a técnica da pintura e reconhecer figuras geométricas, neste caso as bolinhas, e fazer cálculo básico de matemática, entre outras.
02/08/10
Com materiais REUTILIZADOS, os avós são mais ANIMADOS!
Para isso precisámos do material que está na moda na ANIMACLUB … os tecidos. Com este material fizemos inúmeros placards durante o ano como, podem ver em posts anteriores
Para além dos tecidos, usamos também: papel de cenário, papel de jornal, cartão grosso, tesouras, cola branca, tintas, imaginação, entusiasmo e mãos ao trabalho.
As animadoras começaram por desenhar dois bonecos que serão os avozinhos, através de um molde. (aqui deixo o molde).
Na mesa de trabalho os idosos colavam os pedacitos de tecido no cartão desenhado previamente pelas animadoras dando a forma de roupa ao desenho. Depois das roupinhas dos nossos avós estar colada, fizemos os chapéus e as bengalinhas com os torcidinhos de jornal, que também foram colados, dando uma forma de chapéu de palha.
Depois de os nossos “avós” estarem prontos, os utentes mais destros na arte da pintura, pintaram o papel de cenário dando-lhe uma lufada de ar fresco, utilizando o azul e verde, desenhando um campo verdejante e um céu azul com nuvenzitas brancas.
Com esta actividade os idosos deram largas à imaginação e à criatividade através de várias formas de expressão como a pintura, desenho, patchwork e recorte.
Pretendemos também sensibilizar os idosos para a reutilização de inúmeros materiais utilizados no nosso dia-a-dia, que com alguma fantasia e criatividade assumem novas funções.
23/07/10
Workshops Fresquinhos de Modelagem de Balões e Pinturas Faciais!!!
Aprender as técnicas de iniciação à pintura facial e modelagem de balões abre um novo mundo de fantásticas ideias para animar qualquer festa ou evento.

(clique para aumentar a imagem)

(clique para aumentar a imagem)
19/07/10
Com os Idosos a fazer, as caixinhas vamos vender!
Na Associação de Amigos da Terceira Idade de Palmeira, (um dos lares no qual desenvolvemos as nossas actividades); é realizada uma feirinha anual que acontece por altura do Natal, nesta vendem-se alguns dos artigos que os idosos realizam ao longo do ano com o intuito de angariar fundos para compra de materiais, realização de passeios; e acima de tudo dar um objectivo para determinadas actividades. Nesta feira podemos encontrar peças feitas exclusivamente pelos idosos e adequados a todas as idades, gostos e feitios.
A segunda etapa desta actividade foi elaborada pelos idosos mais autónomos, estes pegavam nas caixas já com os tecidos separados e cortavam-nos em pedacitos pequeninos. Os mais perfeccionistas colavam-nos nas caixas, que já continham uma imagem desenhada previamente pelas animadoras. Estas caixas serão maioritariamente dirigidas a crianças, devido aos seus desenhos infantis e cores garridas com que serão decoradas.
15/07/10
Surpresas Românticas para dias especiais é com a Anima!
A pedido de uma cliente especial elaboramos uma proposta para uma surpresa romântica para o seu namorado, surpresa que acabou por ser usufruto dos dois…
Nesse mesmo dia, pela manhã cedo preparamos e levamos a casa, uma cestinha de pequeno-almoço bem apetrechada de coisas boas desde compotas a marmelada, pão e bolos frescos não faltou nada.
Fomos muito para além de decorar, preparamos toda uma surpresa para um jantar romântico e uma decoração arrojada que em muito contribuiu o facto da casa estar decorada com um bom gosto de meter inveja!

Decoramos a sala e o quarto com pétalas de rosas, velas, e tudo o necessário para proporcionar momentos românticos. Mais que uma simples decoração, preparámos um clima romântico.
A mesa de jantar ficou prontinha para deliciosos momentos românticos, à luz de velas e com um delicioso paté de atum e delícias do mar; uma cataplana de peixes e marisco verdadeiramente voluptuosa, bem regada por um rosé fresquinho!

Resumindo, o menu escolhido estava com ar delicioso; a sala ficou linda, o quarto muito convidativo e tudo prontinho para que tivessem uma deliciosa noite.
